Fé Ousada Provoca Milagres

Muitas vezes o desejo de nos ver livres de determinada situação nos leva a agir de forma inusitada. Foi justamente o que ocorreu com a mulher que sofria de um mal há 12 anos. A Bíblia não lhe dá um nome. Ela é conhecida como a “mulher do fluxo de sangue”, aquela que fez muito mais do que toda a multidão, a que colocou em prática uma fé ousada (leia o testemunho, Jesus Ressuscitou Uma Criança), porque mesmo considerada impura, tocou nas vestes do Mestre. Essa passagem pode ser lida em detalhes em Lucas 8:45-48:

“Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem. Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder. Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada. Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.”

Ela tinha motivos para temer, pois segundo a Lei de Moisés, era considerada impura por causa da contínua perda de sangue. Se ela simplesmente tocasse em alguém, a pessoa também se tornava impura, por isso, causava repulsa nos seus iguais. O que dizer de uma multidão a se espremer, onde todos desejavam estar juntos de Jesus? Ela nunca poderia estar naquele lugar, pelo menos, muito menos misturada entre os demais. Tocar em um Homem Santo então, nem pensar!

Por outro lado, Jesus estava ciente do sofrimento dessa mulher e da sua fé ousada. Ela foi capaz de superar seus medos e quebrar os paradigmas da sua religião para poder tocá-lo. Ela sabia que queria ser curada e apenas Ele tinha poder para isso. Jesus era a sua salvação e ela não deixaria a oportunidade passar! E quando finalmente O tocou, Jesus sentiu o poder fluir de Si. Ele perguntou: “Quem me tocou?”. Não é que Jesus não sabia quem havia lhe tocado, mas ela precisava se identificar, para que as pessoas vissem que apenas a prática de uma fé ousada, fora do comum é capaz de atrair o poder de Deus a seu favor.

Jesus fez com que ela se manifestasse para elogiar sua fé, pois era justamente aquilo que Ele esperava não só dela, mas de toda multidão. Jesus quer nos ensinar com isso que não é suficiente estar aglomerado ao Seu redor. O que faz a diferença aos olhos de Deus é estar ligado a Ele por meio de uma fé genuína, na certeza de que somente Jesus pode dar a resposta definitiva aos nossos mais profundos anseios.

Jesus disse ainda: “a tua fé te salvou”. Muitas pessoas pensam que simplesmente ter fé é suficiente para se conseguir bênçãos, mas isso não é verdade, porque a fé por si mesma não tem qualquer poder de cura. A fé tem que estar fundamentada em alguém, e esse alguém é Jesus! O que Ele ensinou foi que fé é um canal de bênçãos, mas ela só funciona se estiver cravada em Sua pessoa, porque é dEle que flui todo o poder.

Sua ordem final foi: “vai-te em paz”, o que significa literalmente “fique com a minha paz”. Em outras palavras, Jesus está instruindo-a para, a partir daquele momento, ter a certeza absoluta que Ele veio para trazer vida em abundância a todos àqueles que confiam nEle. O “vai-te em paz” significa “descanse em mim!”. E descansar em Deus é um dos maiores desafios a serem enfrentados pelos crentes!

A restauração de um indivíduo do pecado para a saúde espiritual é um paralelo para a cura física desta mulher. Em Lucas 8:43, o Texto Sagrado informa que aquela mulher havia gasto tudo que tinha com os médicos, e nenhum deles conseguiu curá-la. Da mesma forma, nenhum pecador pode comprar a cura para os seus pecados. Somente Cristo pode lidar com a nossa condição corrupta. Instantânea e completamente, pode nos restaurar pelo sacrifício efetuado na Cruz do Calvário. Assim como a cura desta mulher foi dada livremente em resposta a sua fé, Ele estende ainda hoje a Sua graça para aqueles que O confessam único Senhor e suficiente Salvador de suas vidas.

Porque não manifesta agora mesmo uma fé ousada e entrega sua vida definitivamente a Ele?

–x–

Se você gosta e acompanha as nossas mensagens, considere compartilhá-las nas redes sociais!

Pastor Evangélico, Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger.

Deixe uma resposta