A Imutabilidade de Deus

Algumas pessoas têm dúvida sobre a imutabilidade de Deus. Mas a Bíblia nos garante que Deus não é inconstante. Vejamos algumas rápidas passagens:

Malaquias 3:6 “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”; Romanos 11:29 “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.”; Hebreus 1:12 “E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.”; Hebreus 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”.

A mente de Deus é absolutamente indivisível e não admite oscilações. Na prática, isto significa que Sua soberania não pode ser separada do Seu amor; Sua graça não pode ser separada da Sua onisciência; Seu julgamento não pode ser separado da Sua misericórdia, nem da Sua ira, sendo que esta última tem melhor interpretação quando entendida como Justiça.

Deus é absolutamente constante em todas as situações, porque Sua providência não pode ser separada de qualquer de seus demais atributos. Deus é Perfeito, Pleno e Completo. Sob todas as circunstâncias, Ele nunca está confuso ou incerto sobre o que fazer. Ele sempre vai na mesma direção, com o único fim de completar Seus planos e propósitos.

A imutabilidade de Deus impede que Ele faça qualquer coisa que não seja sábia e amorosa ao mesmo tempo. É Ele quem nos diz como viver e como ser como Ele É. O mais maravilhoso é que o padrão é humano, na Pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Isso significa que pode ser seguido, imitado e multiplicado.

Seguir os Seus padrões significa transformação de vida para nós, porque nos colocará na posição que Ele sempre quis. Ser como Jesus é viver por inteiro, em uma vida completa, abençoada e indivisível com Ele.

Não devemos nos distrair, muito menos nos perder desse incrível Projeto que Deus tem para nossas vidas. Projeto esse que foi elaborado em um momento da eternidade que não podemos alcançar com nossa mente natural.

E desde o princípio o Plano continua o mesmo. Afinal de contas, o projetista É Perfeito. E de um Ser Perfeito não se espera nada menos que a própria perfeição. Nisso se concentra a imutabilidade de Deus.

Toda honra e glória seja dada ao Senhor Jesus! Amém.

Pastor Evangélico, Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger.

Deixe uma resposta