O Que Aprendo Com João 3:16

João 3:16 é o versículo chave da Palavra de Deus. Uma única frase com ensinamentos muito mais profundos que podemos imaginar. Toda a grandeza de Deus encerrada na seguinte declaração: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Dizer que João 3:16 apresenta a maior demonstração do amor de Deus para com o homem é óbvio demais. O Espírito Santo pode nos revelar algo muito mais profundo se dividirmos a frase em pequenos trechos. Vejamos:

1. Porque Deus – O Pai Eterno cujo amor pela humanidade não pode ser compreendido em sua totalidade nesta existência. Só o Senhor tem a capacidade de amar cada um dos seres humanos individualmente, porque Ele nos criou e nos conhece na intimidade. Apenas quando nos tornamos conscientes desse amor (dentro da nossa frágil concepção sobre o significado real dessa palavra) é que entendemos porque Ele é tão sedento por almas.

2. amou – Como dissemos, o amor de Deus pela humanidade é algo sem par na criação. Não há nada que possa superá-lo em sua essência. Antes de tudo mais “Ele nos amou primeiro”, isso é fato (1 João 4:19).

3. o mundo de tal maneira – A maior audiência desse amor. Ninguém, exceto o nosso grandioso Deus, pode dizer que conhece todo mundo instantaneamente: os que já morreram, os vivos e os que ainda nascerão, até o retorno de Jesus! O Criador é o único que pode falar ao coração de todos simultaneamente, sem qualquer atraso, distração ou distorção na mensagem. Seu Espírito abrange todo o universo sem qualquer restrição ou impedimento.

4. que deu – O maior ato da história aconteceu quando o Pai enviou o Seu Filho para a cruz, para ser O sacrifício final e perfeito pelos pecados de todo o mundo. Jesus não foi morto, mas entregue para um propósito específico. O Pai voluntariamente entregou Jesus para que todos pudessem encontrar um substituto que suportaria as aflições a fim de que recebêssemos o perdão definitivo. E para que essa graça chegue a nós, basta que reconheçamos nosso caráter pecador e peçamos perdão. Então decidimos mudar de vida e O aceitamos como único e suficiente Senhor e Salvador.

5. Seu Filho Unigênito – O maior e inigualável presente do Senhor. Nada chega perto da dor de ver o Filho de Deus ter Seu sangue derramado a favor de pessoas que não mereciam (eu e você!).  Mas a Sua Glória não está em sua morte, mas na ressurreição, para que todos os que crêem em Seu Nome possam ter a vida eterna.

6. para que todo aquele – A mais ampla das oportunidades. É triste notar que cerca de 90% do mundo não enxergue a oportunidade de nascer de novo pela fé salvadora em Jesus Cristo. Haverá um triste momento em que se ouvirá: “Nunca vos conheci.”.

7. que nEle crê – A parte que cabe ao homem neste milagre não poderia ser mais simples: basta crer de todo o coração! Em vários momentos quando da sua passagem entre nós, Jesus disse: Crê somente. Tão simples quanto isso! As coisas que são impossíveis aos homens são totalmente possíveis para Deus (Lucas 18:27). Faça com que todos os seus esforços de fé se concentrem na Pessoa de Cristo. Aprenda sobre Ele, abra seu coração e o Senhor fará morada em você. E viva uma nova e fascinante vida na presença do Espírito Santo!

8. não – Uma garantia expressa que o crente em Jesus não correrá riscos, não sofrerá, nunca irá perecer. Pelo contrário, “Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.” Salmo 125:1.

9. pereça – A maior promessa de Deus para o homem! Somente Jesus Cristo tem autoridade e poder para oferecer garantia de salvação para aqueles que depositam nEle a sua fé. Quando Cristo assegura a libertação das mazelas humanas e principalmente do inferno (um lugar real de dores inimagináveis e sem fim), isso não é uma simples boa campanha de marketing, muito menos publicidade enganosa. Muitos testemunhos poderosos ratificam as Suas Palavras. E todos que desejarem podem usufruí-la, independentemente da sua formação, desvios de caráter, conduta ou problemas pessoais.

10. mas – Esse “mas” faz toda a diferença. Em contraste com aqueles que perecerão, os que confiam em Cristo para sua libertação eterna vão viver pessoalmente com Deus, em um lugar de alegria, júbilo e louvor ao Senhor. “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” Isaías 40:31.

11. tenha – A certeza do crente é: o seu galardão está garantido! Quando Deus lhe dá um presente, ministério, cura, libertação, etc, não há nenhuma maneira de perdê-lo ou tê-lo tirado (a não ser por Ele mesmo, em casos bastante específicos). Por isso, podemos estar tranquilos: não há demônio algum capaz de impedir a salvação do Senhor para nossas vidas. Em Isaías 41:13, está escrito: “Eu Sou Deus; também de hoje em diante, Eu o Sou; e ninguém há que possa fazer escapar das Minhas mãos; operando Eu, quem impedirá?”. Você pode ter a certeza que ter Jesus em sua vida significa nunca temer o mal, porque Ele o protegerá e guiará por todo caminho até o céu.

12. a vida eterna – A maior das posses – Que alegria saber que Jesus nos permite iniciar a vida eterna no momento em que O convidamos a entrar em nossas vidas tornando-se suficiente Salvador e único Senhor! Ele nunca nos deixa e podemos afirmar com confiança: “A nossa alma espera no  Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.” (Salmo 33:20). O mínimo a fazer é agradecer e jubilar em Sua presença. “Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos.” (Salmo 145:2).

Concluímos que João 3:16 pode ser usado como argumento e fundamento para salvar o maior número de almas possível. Por outro lado, a Palavra de Deus na sua totalidade tem um grande poder para ultrapassar todos os tipos de objeções, desculpas e apatia. Acima de tudo, nunca subestime o poder de João 3:16, pois é uma “arma” eficiente usada por Deus para aumentar o Seu rebanho em quantidade e qualidade, para a Sua glória, amém!!

E você, o que tem a dizer sobre esse verso maravilhoso?

–x–

Se você gosta e acompanha nosso blog, considere compartilhar este artigo nas redes sociais!

Pastor Evangélico, Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger.

Deixe uma resposta