Seja Um Bom Soldado de Cristo

Na Primeira carta de Paulo aos Coríntios, 16:13, recebemos a seguinte exortação: “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes.”. Nesta porção da Palavra, temos um excelente indício de como nos tornarmos verdadeiros soldados de Cristo.

Paulo nos dá quatro comandos claros nesta passagem. Nessa simples sentença, ele nos instrui: esteja alerta, fique firme na fé, seja corajoso, e seja forte.

Esses quatro comandos podem ser interpretados em termos militares. Como já fui militar, posso criar esta analogia para facilitar o entendimento. Vejamos:

Um bom soldado deve ser vigilante 24 horas, estar atento a tudo e a todos. Deve também ter fé no seu trabalho e a firme convicção de que faz a coisa certa e de modo justo, sem se aproveitar da sua condição de autoridade policial para conseguir vantagens indevidas e/ou ilícitas. Um bom soldado deve ser ainda corajoso e forte, preparado para enfrentar desafios e situações de pressão impostas por seu trabalho. São as mesmas qualificações para qualquer um de nós se tornar soldado de Cristo!

Podemos imaginar também um vigia noturno, olhando para a noite, em atenta observação a qualquer ruído incomum. Ele tem que lutar contra o sono, o cansaço e o desconforto para não se tornar presa fácil para o inimigo. Se o vigia noturno dormir, abre uma brecha que pode colocar em risco a sua vida e de outras pessoas. Consegue perceber como essa analogia se aplica em nossa vida cristã?

Por outro lado, o comando “vigiai” nos faz criar uma imagem mental de um relógio sobre o qual nos mantemos vigilantes. Isso significa que não podemos dormir, pelo contrário, devemos permanecer acordados, atentos a tudo que acontece. Enquanto soldado de Cristo, significa manter um olho sobre o mundo que nos rodeia, e mais importante, prestar atenção à nossa condição espiritual.

Além disso, ficar firme na fé significa estar fortemente ancorado na Rocha, perseverante na nossa crença no Salvador. Enquanto soldado de Cristo, devemos ser corajosos, não para efrentar perigos naturais, mas para defendermos Jesus diante das adversidades, quando temos a fé testada pelas provações nas experiências de vida deste mundo. É preciso coragem para continuar a louvar nos momentos difíceis.

Finalmente, ser forte implica nos alimentarmos da Palavra de Deus diariamente, pois apenas a Sua Palavra pode fortalecer nosso espírito para resistirmos contra as investidas do inimigo. Jesus tinha seu corpo físico muito debilitado depois de 40 dias de jejum, no início do Seu ministério. Seu Espírito, porém, estava vigoroso e totalmente preparado para enfrentar todas as armadilhas de Satanás.

A observância desses quatro comandos fez e ainda faz toda a diferença na caminhada com Cristo. Afinal de contas, Jesus disse que Seu jugo seria leve, mas em nenhum momento mencionou que seria fácil.

E você, está preparado para ser um soldado de Cristo?

–xx–

Se gosta das nossas mensagens, considere compartilhá-las nas redes sociais!

Pastor Evangélico, Advogado, Conferencista Internacional, Facilitador em Treinamentos Empresariais, Empresário, Life, Executive & Professional Coach, Problogger.

Deixe uma resposta